terça-feira, 17 de novembro de 2015

Quando uma joia sua se quebra, você a descarta no lixo?

                    

                Hoje eu pude viver a experiência de cuidar de alguém que amo em estado de completa dependência. E confesso: assustei-me com uma ideia que pousou em minha mente.                

Quando as pessoas estão bem, em plena saúde, total consciência, parece ser tão fácil conviver com ela. Porém, quando elas fogem à "normalidade" da vida, tudo se torna diferente, porque não dizer, difícil!                 

É muito ruim pensar na possibilidade de que, aqueles que nós amamos e nos acompanham, possam se tornar praticamente dependentes. Não porque queremos  ter a vida livre de responsabilidades, mas porque não teremos a pessoa integral convivendo ao nosso lado.                

Não estamos livres dessas probabilidades tão naturais ou acidentais. Todos nós, mais cedo ou mais tarde, encararemos  o peso da idade, a consequência de um descuido com a saúde, a surpresa de algo inesperado... E aí, como enfrentaremos essas batalhas?                  

Temos opções. Se formos cuidar dos nossos amados, podemos escolher: ser desanimados, murmuradores contra os desígnios a nós determinados ou viver o que  nos resta com a ideia de que, mesmo em estado de debilitação, esse homem, essa mulher, pequena ou grande pessoa continua tendo valor para nós. Não é porque uma linda joia cai e sofre uma fissura, que você irá descartá-la, não é?                  

Não esqueçamos o valor das pessoas quando elas falham. Não reclamemos quando a vida se torna um desafio. Aproveitemos as chances para nos lembrarmos que em algum momento, seu sorriso nasceu porque lá estava a mesma pessoa que você  cuida agora. Agradeça ao Eterno pela oportunidade de ter presente o homem ou a mulher que tantas vezes  possivelmente lhe fez se chatear ou até mesmo chorar, mas que também lhe disse doces e sábias palavras,  que fez você ver o mundo por uma perspectiva diferente.                         

E o mais importante: da mesma forma que você tem joias preciosas, você é uma joia muito especial para alguém também. 

E aí, você gostaria de ser descartado ?



E não nos cansemos de fazer o bem
Gálatas 6:9

Kézya Cristhina Sousa Castro Freitas



Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí, quer comentar?