quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

O sabor do amadurecimento

         




        Vamos ser sinceros, crescer é difícil, é doloroso, é constrangedor. Precisamos nos desapegar de tantas pessoas, tantos objetos, tantos velhos hábitos e gostos. Deixamos para trás brinquedos que abria as portas da imaginação infantil. Ano após anos, vamos ficando distante daquela professora ou professor que para nós servia como espelho para a vida adulta. Abandamos o cobertor que nos protegia de todos os medos do escuro e dos bichos que habitavam embaixo de nossas camas. 

           Passamos o período da turbulência, aliás, da adolescência. O mundo parece ser uma bomba a explodir a cada momento. O mundo dos amores platônicos são tão inatingíveis e, ao mesmo tempo, tão frágeis em nossos corações. O mundo das tentativas de ser adulto, quando o coração queria permanecer infantil nos deixava em verdadeiro parafuso. A escolha da roupa e do penteado ideal para a ocasião parecia ser a decisão mais tensa e determinantes para o nosso futuro naquele dia. 


           E a responsabilidade vai sendo empurrada "goela abaixo". As decisões vão se tornando tão importantes, para "ontem". Sem pensar muito,  decidimos. Os dias vão passando e um dia nós nos damos conta de que a maturidade chegou. O dia em que nos damos conta disso é mágico, e porque não dizer, feliz! Feliz porque você percebe tantas vitórias. Vencemos a tão temida fase da adolescência, vencemos a faculdade, vencemos o medo de errar a todo momento, vencemos a desilusão do amor que não deu certo, vencemos as batalhas para conquistar o primeiro emprego, vencemos o desejo de agradar a todos descobrindo que o mais importante é agradar a si mesmo.

            E o amadurecimento parece um riacho de águas calmas. Alguns passantes jogarão umas pedras para ver que impacto haverá nas águas cotidianas. Porém, você sabe que vai passar. Suas águas são maiores que os pedregulhos. Você se tranquiliza, porque sabe que a Nascente continuará lhe dando novo fôlego, novas forças para vencer os detritos encontrados ao longo do percurso.


           E você percebe... Amadurecer não é para qualquer um. É para quem quer viver inteiramente e intensamente! 


               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí, quer comentar?